Pedras Decorativas é um site dedicado a criar matérias sobre decoração para você criar incríveis decorações - Fique por dentro.

Saiba como fazer a decoração de quarto de bebê masculino e feminino

Fazer a decoração do quarto de bebê masculino e feminino é um experiência fantastica e única. Decorar o quarto, em preparação para o seu bebê é uma perspectiva excitante e assustadora! Em primeiro lugar você precisar se animar para fazer as compras para o bebê, mobiliário, roupa de cama, papel de parede e tintas, provavelmente você ficará muito ansiosa para organizar tudo de forma que fique o mais lindo possível, afinal é o quarto para seu filho amado e você quer que ele ou ela fique confortável.

Existem fundamentos, alguns itens que toda decoração de quarto de bebê devem ter, tanto masculino quanto feminino. Sem dúvida você vai se divertir muito e vai adorar comprar cada elemento para compor a decoração do quarto do bebê e impressionar com seu bom gosto de refinamento.

Vou dar nessa matéria, todas as dicas fundamentais para ajudar você a compor o quarto de bebê masculino ou feminino mais incrível e aconchegante, além da lista completa de itens e os móveis mais seguros para seu filho ou filha.

Neste Post você vai aprender:
- Como decorar e organizar o quarto de bebê
- Escolher os elementos ideias para criar a decoração dos sonhos
- Como escolher berço, tapetes, pisos e muito mais
- Como economizar em seu projeto

Mantenha a Simplicidade. Escolha o tema da decoração do quarto de bebê

Decorar o quarto do bebê é uma das maneiras mais emocionantes de se preparar para a chegada do mais novo membro da família. Se você é como a maioria dos pais, provavelmente já passou algum tempo pensando na decoração do quarto do seu bebê.

"É importante fazer um projeto inicial para verificar a melhor distribuição e aproveitamento de espaço"

Ambientes cleans vão de encontro com as tendências e funcionalidades do design moderno, são especialmente apropriados para a decoração do quarto de bebê, onde eles formam um cenário simples que se integram com as constantes mudanças que haverá em sua residência de acordo com o crescimento da criança, como por exemplo: as variedades de brinquedos, artes e objetos de decoração.

Escolha qual linha você deseja seguir, será uma decoração temática como de séries de animação do cinema, personagem de histórias, animais ou simplesmente uma composição sofisticada com cores, essa etapa é a mais importante.

Depois de idealizar, é hora de visitar sites de lojas e fábricas, identificar o que melhor se adequa ao seu sonho de quarto de bebê. Pois em um momento especial como esse o quarto do bebê deve ser um cantinho especial. 

Comece usando tons suaves para as paredes, pisos e peças de mobiliário. Opte também por formas geométricas e orgânicas simples e um mínimo de enfeites rebuscados, tais como babados e mobiliários ornamentados. "Para o bebê e para os novos pais, a serenidade é fundamental.

"Escolher um tema para a decoração é uma ótima maneira de começar a decorar um quarto de bebê."

Cores e Parede

Quando falamos nas paredes, temos uma diversidade muito grande de cores. Você pode pintar com uma cor especifica ou pode optar por papeis de parede lindos, com desenhos ou até mesmo temático, tons claros ou coloridos, dependendo de sua criatividade e do tema que escolheu.

Esse tema pode ser escolhido para o bebê até uma determinada idade, depois você fará uma nova decoração quando ele crescer. Ou você pode fazer uma única decoração, que possa ser usada até que ele tenha idade para opinar na decoração, colocando suas próprias escolhas de acordo com seu gosto.

Papel de Parede e Adesivos

Para compor um ambiente agradável e descotraído em sua decoração de quarto de bebe masculino e feminino, você pode optar por usar papel de parede e adesivos. Ao escolher os desenhos, cores e texturas, combine com as cores de todos os outros elementos da decoração. A cor da parede é o principal elemento na decoração, pois ele irá dar o caminho para a escolha de todos os outros itens na decoração. Existem uma infinidade de tipos e formatos de adesivos e papeis de parede no mercado, escolha o que mais lhe agrada.

decoracao_de_quarto_de_bebe_papel_parede.jpg

Cores Indicadas

Procure usar tons pasteis, bem claros, são cores suaves que acalmam o bebê, mas se você optar por cores mais quentes saiba que também proporcionam decorações impressionantes, basta manter o equilíbrio na composição.

decoracao_de_quarto_de_bebe_cor_paredes.jpg

Tipos de berço

Bebes provavelmente passão mais tempo em seu berço do que em qualquer outro lugar, por isso, o conforto é importante, mas a segurança é essencial, uma vez que a maioria das crianças dorme em um berço até a hora de mudar para uma cama de verdade. 

Quando chega a hora de montar o berço, certifique-se de escolher um local longe de cabos elétricos, janelas, persianas e cortinas. Os bebês podem se estrangular nas cordas, e os bebês mais velhos podem, literalmente, escalar cortinas e cair pela janela. Para manter os cabos fora do alcance do seu filho, use uma pinça ou prendedor de roupa.

Compre um Berço Novo
Se possível, evite comprar ou aceitar um berço usado. Os modelos mais antigos podem não cumprir as normas de segurança em vigor ou podem estar em mau estado, não queremos que seu bebê corra riscos, não é mesmo?.

Berços Padrão

Um berço padrão é o básico, a forma retangular de berço que normalmente é aconselhado para um bebê até 18-24 meses, ou até quando a criança supera-lo. É o berço mais utilizado, mas existem muitos estilos e cores diferentes.

decoracao_de_quarto_de_bebe_berco_padrao.jpg

Berço Conversível

Um berço conversível, ou berços da vida, dá-lhe a capacidade de ajustar a altura do colchão e converter o berço em uma cama de criança para uso futuro. Esse berço é geralmente mais caro que o padrão, mas é um berço que vai crescer com seu filho, ele tem design de cama trenó.

decoracao_de_quarto_de_bebe_berco_conversivel.jpg

Berços Portáteis

Berços portáteis, ou berços portáteis dobráveis 3-em-1, são ótimos para viajar ou visitar bebês e crianças. Esses berços são seguros e dobram facilmente podem ser guardados em lugares onde não ocupam muito espaço, fornecem mobilidade e praticidade. São mais simples em questão de design, mas são ótimos para viagens e passeio na casa da vovô.

decoracao_de_quarto_de_bebe_berco_portatil.jpg

Berços 3 em 1

São berços que já vem berço, cômoda, trocador e as vezes, ainda vem com uma cama menor em baixo, geralmente optam por esses berços pessoas que moram em apartamentos, casas que não são tão grandes. São uma ótima opção para quem tem pouco espaço.

decoracao_de_quarto_de_bebe_berco_3x1.jpg

Cortinas para quarto de bebê

Evite cortinas até o chão. Caso a criança seja capaz de colocar as mãos sobre elas, você pode encontrar suas cortinas servindo para algumas finalidades muito interessantes. A menos que você queira que o seu bebê puxe, escale e limpar o nariz em suas cortinas, é aconselhável comprar cortinas curtas, simples e fora do alcance da criança.

Cortinas tipicamente reduzem a largura de suas janelas, cobrindo uma quantidade considerável do vidro, mesmo quando puxadas para trás. Se você estiver planejando usar cortinas, compre cortinas com hastes mais longas, de forma que sejam maiores que a largura de sua janela, permitindo que a cortina seja puxada, sem bloquear a vista da janela. 

Não guarde suas cortinas para o final. Ao decorar, escolha sempre os elementos da parede em primeiro lugar. Dada a espantosa variedade de cores de pintura disponíveis, por isso coloque a cortina após a pintura para que fique mais fácil balancear a decoração do quarto de bebê de forma coerente. Pode usar cortinas de cores claras, tons pasteis, como você também pode abusar dos coloridos e cortinas com desenhos e temas, de acordo com sua decoração e criatividade.

decoracao_de_quarto_de_bebe_cortinas.jpg

Tipos de pisos

Piso para o quarto do bebê

Quando pensamos em piso para quarto de bebê, é muito importante definir um piso que seja, seguro, confortável e que permita personalizar o ambiente, ao mesmo tempo que não esteja livre de poeira, ácaros e não seja escorregadio.

Porcelanato

Esse piso é o preferido dos arquitetos e sua manutenção é simples, ele é um pouco mais frio, mas pode colocar tapetes para aquecer mais o ambiente, deixando aconchegante.

decoracao_de_quarto_de_bebe_piso_porcelanato.jpg

Laminados

Esse pedi tem um efeito muito similar ao piso de madeira, é uma opção muito mais acessível e tem muitos tipos com várias espécies de madeira. É rápida instalação e fácil de fazer manutenção.

decoracao_de_quarto_de_bebe_piso_laminado.jpg

Vinílicos

Esse piso é fofinho e térmico, confortável e absorve impactos. Tem modelos que evitam fungos e é muito fácil de limpar. Seu vantagem é a grande quantidade e variação de modelos. Escolhendo o modelo do piso que deseja, você vai se sentir uma criança, são muitas cores e formas para você caprichar na decoração do quarto de bebê masculino e feminino. O piso vinílico mais parece uma adesivo, porém tem grande durabilidade e resistência.

decoracao_de_quarto_de_bebe_piso_vinilicos.jpg

Taboão ou Assoalho de Madeira

Esse piso é um clássico, muito sofisticado e combina com tudo. Não precisa trocar quando a criança tiver maior, pode continuar com mesmo piso. Sua manutenção é fácil, tornando-se uma ótima opção, porém um pouco mais cara. O efeito no piso é muito mais expressivo e irá fazer sucesso na decoração do quarto de bebê.

decoracao_de_quarto_de_bebe_piso_assoalho_madeira.jpg

Carpete

Esse é muito confortável, aconchegante e são diversos modelos lindos, sua manutenção é a mais difícil e para os alérgicos não é uma opção.

decoracao_de_quarto_de_bebe_piso_carpete.jpg

Enxoval

É uma linda opção personalizar o enxoval do seu bebê, fica lindo e com toque de personalidade maravilhoso para a decoração do quarto de bebê masculino e feminino. Objetos de decoração e muitos mimos para deixar o quarto do seu bebê do jeitinho que você imaginou. Escolha os itens do enxoval que combinem com a decoração que planejou, procure alinhar as cores e detalhes para que se integre plenamente, assim você vai criar um espaço confortável para que as mamães e seus familiares possam colocar em prática os seus sonhos saboreando um delicioso chá com biscoitinhos caseiros.

decoracao_de_quarto_de_bebe_enxolval.jpg

Poltrona

A poltrona de amamentação é também uma poltrona onde a mamãe pode desfrutar de momentos tranquilo com seu filho, existem diversos tipos e cores de poltronas uma mais linda que a outra, escolha a que se encaixa com a decoração do quarto do bebê escolhida.

Você pode optar por poltronas com balanço ou sem balanço, geralmente elas acompanham Puff para descanso de pés.

decoracao_de_quarto_de_bebe_poltrona_de_amamentacao.jpg

Tapete

Os tapetes são opções para trazer mais conforto e elegância para o ambiente, além de se tornar um local ideal para a criança brincar. É um excelente isolante térmico com opções antialérgicas.

Pano

São tapetes feitos de retalhos artesanalmente, existem muitos tipos e formatos que atendem a todos os gostos, podendo ser rústicos ou elegantes, ele dá um certo charme ao ambiente.

decoracao_de_quarto_de_bebe_tapete_pano.jpg

Croche

Tapetes de choche são lindos e feitos a mão, já existem com formato de bichinhos e coração, urso e etc. São uma ótima opção para quem aprecia choche.

decoracao_de_quarto_de_bebe_tapete_croche.jpg

Tapete de Pelúcia

Tapetes de pelúcia são muito fofos, deixam o ambienta uma gracinha, existem diversos tipos e formatos de bichinhos, uma excelente opção para deixar o ambiente lindíssimo. Você encontra esse tapete em sites, lojas de tapetes e já tem opções antialérgicas.

decoracao_de_quarto_de_bebe_tapete_pelucia.jpg

Quadros

Existem muitos quadros lindos para a decoração do quarto do bebê, personalizáveis inclusive. Os infantis e lúdicos são lindos e deixam o ambiente muito alegre, use também bordas de madeira, com bichinho, bonecas e muitos outros, a imaginação não tem limite então use e abuse dela.

decoracao_de_quarto_de_bebe_quadros.jpg

Porta retratos

Os porta-retratos infantis são itens obrigatórios na decoração do quarto de bebê, pois são eles que irão carregar as recordações dos melhores momentos, desde a gravides até o crescimento da criança.

Escolha porta-retratos temáticos e delicados, com personagens de desenho, animais ou qualquer outro elemento infantil. Eles são itens de decoração que transmitem toda a emoção do casal para a criança.

decoracao_de_quarto_de_bebe_porta_retratos.jpg

Luminárias

As luminárias devem ser do tipo com ajuste de intensidades, muitas vezes essa facilidade vai ajudar os pais na hora de colocar o bebê para dormir, criando um ambiente ameno a tranquilo.

Existem luminárias de diversos formatos e tipos como: pipas, flores, animais, aviões muitos outros formatos, algum vem com um mobile muito criativo embutido, são bem coloridos e alegres, são tantos formatos que a seleção vai depender do tipo de quarto de bebê você deseja criar.

decoracao_de_quarto_de_bebe_luminaria.jpg

Mobile infantil

Os mobiles infantis são a grande atração da decoração do quarto de bebê, são sempre muito criativos e alegres, além de combinar muito bem com qualquer estilo que você decida seguir.

Existem mobiles musicais, luminosos, outros embutidos em luminárias e até réplicas de obras de arte, o que vale aqui é usar a criatividade e o bom gosto, use e abuse do estilo dessas peças decorativas combinando com as cores escolhidas para o ambiente.

decoracao_de_quarto_de_bebe_mobile.jpg

Inspire-se com uma série de fotos de decoração de quartos de bebê masculino e feminino:

Quer mais matérias interessantes como essa? Basta digitar seu nome e email e clique em "inscrever-se"

Aqui vai um importante Checklist para começar a criar a decoração para o quarto de bebe masculino e feminino

1. Terminar toda a pintura e papel de parede pelo menos oito semanas de antecedência da chegada do bebê tão esperado. Deixe as janelas abertas para ventilação até a chegada. Essas atividades potencialmente liberam gases nocivos a saúde das pessoas. Este tipo de poluição pode ocorrer com a liberação no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, GASES POLUENTES, objetos materiais, elementos químicos, entre outros), mas terminar a pintura com antecedência elimina qualquer risco para o bebê.

2. Observe onde a luz entra no quarto do bebê. Não coloque o berço em algum lugar que receba luz solar direta na parte da manhã ou está sob um poste de luz a noite toda.

3. Verifique se nenhuma das ripas de berço são mais de duas e tenham 3/8 polegadas de distância, e que todos os parafusos e porcas estão apertados. Certifique-se de que não haja lacunas entre o colchão e berço, e olhar para todas as peças pequenas ou coberturas de plástico.

4. Mantenha edredons e travesseiros para fora do berço – podem sufocar o bebê. Se é um cobertor muito velho que veio com o conjunto de berço, tente pendurá-la na parede ou usá-lo na cadeira de balanço.

5. Certifique-se de que há espaço para substituir o berço por uma cama, uma vez que o bebê estiver pronto.

6. Use madeira ou chão de cortiça ou os tapetes em área, em vez de carpete de parede a parede, se puder. São todos mais fáceis de limpar e não juntam tanta poeira que induzem alergia.

7. Prenda os tapetes no chão com fita dupla face. Você não quer escorregar enquanto o bebê estiver em seus braços!

8. Não se esqueça de algum lugar para você se sentar, e torná-lo confortável. Você vai gastar muito tempo lendo e balançando na cadeira.

9. Mantenha todos os suprimentos de fraldas perto da cômoda de troca, para que você não tenha que sair de perto do bebê para alcança-la. 

10. Coloque os móveis longe das janelas, é prudente instalar proteções como grades e telas na janela. Além disso, cortar ou prender possíveis cabos soltos e usar cortinas curtas, para que fiquem fora do alcance da criança.

11. Coloque os móveis pesados na parede para que ele não vaia, caso você colida com ele acidentalmente. 

Dicas para economizar na decoração do quarto de bebê

Não é preciso gastar uma fortuna para ter um ambiente acolhedor para o bebê, com imaginação e criatividade dá para ter um quarto de bebê de revista!

1. Não deixar a montagem do quarto para a última hora, pois as lojas costumam ter um prazo de entrega que variam entre 45 e 60 dias corridos. Então, melhor se antecipar para não ter problemas, além de ter mais tempo para pesquisar por preços melhores.

 2. Escolher por peças de mostruário, móveis reversíveis ou que tenham mais de uma colocação, contribui para diminuir os gastos. Além de pagar em dinheiro e a vista! Assim você pode barganhar. 

 3. Reutilizar uma mesinha ou cômoda antiga pintando de uma cor bem "cheguei" é uma tendência e o quarto do bebê fica super atual.

 4. Aproveite brinquedos antigos dos pais, boas lembranças estreitam os laços com o ambiente, além de decorar sem gastar nenhum tostão.

 5. Uma outra dica ótima é usar o papel de parede combinado com tecido para decorar as paredes. Esse método simples e fácil de fazer.

 6. Molduras diversas são ótimas escolhas para decorar as paredes, além de serem baratas. Vale até aproveitar aquelas de quadros antigos que ninguém está usando! Use sua imaginação pois decoração nada mais é que isso, um conjuntos de objetos e toques pessoais.

 7. Brechós de móveis são locais que valem uma visita, pois por lá podemos encontrar peças muito interessantes e com preços bem camaradas.

 8. Organizar o orçamento do quanto tem disponível para gastar e fazer uma lista detalhada do que vai precisar para o ambiente é a maneira mais eficiente para ter um controle maior.

Espero ter dado dicas valiosas para você. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, me envie um e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. .

Faça seu comentário abaixo e diga o que achou da matéria.

Quer mais matérias interessantes como essa? Basta digitar seu nome e email e clique em "inscrever-se"

Daiane Cardoso

5.0 from 5 reviews

O que mais gosto na decoração, festas e cuidados com minha família é poder dar toque pessoal em tudo, tornando a vida muito mais parecida comigo e com o que gosto, isso é felicidade. Se você tiver alguma dúvida sobre a matéria, me envie um email: danianecardoso21@gmail.com

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.

back to top

Você também vai gostar: